Carteiras digitais ganham força nas viagens: uso é 2,4 vezes maior do que em compras de supermercado

Carteiras digitais ganham força nas viagens: uso é 2,4 vezes maior do que em compras de supermercado

28 Maio 2025 Não Por Alisson Ferreira

Mesmo com os constantes esforços para promover o uso de cartões de crédito por meio de programas de recompensas, os consumidores norte-americanos continuam a demonstrar uma clara divisão de preferências de pagamento de acordo com o tipo de compra.

Segundo um relatório recente da PYMNTS, enquanto os gastos rotineiros são majoritariamente pagos com cartão de débito, os relacionados a viagens tendem a ser feitos com cartão de crédito. O levantamento, baseado em dados coletados em novembro de 2024, mostra como os hábitos de pagamento permanecem consistentes, moldados por fatores como praticidade no dia a dia e estratégias de acúmulo de benefícios para gastos mais altos e esporádicos.

Intitulado “Como as Pessoas Compram e Pagam”, o relatório analisa o comportamento do consumidor em diferentes categorias, tanto no ambiente físico quanto online, e investiga as razões por trás das escolhas de pagamento. Em gastos cotidianos como compras em supermercados, lojas de varejo e restaurantes, os consumidores demonstram uma forte preferência pelo uso do débito, destacando a conveniência como fator principal.

Por outro lado, quando se trata de despesas com viagens, o cenário se inverte: os cartões de crédito são amplamente preferidos, sobretudo pelos programas de pontos e recompensas oferecidos. Essa abordagem dividida ressalta a importância de instituições financeiras e comerciantes compreenderem o contexto específico de cada tipo de compra.

Entre os principais dados do estudo estão:

  • Em novembro, 44,1% dos consumidores afirmaram ter usado cartão de débito na última compra de supermercado, contra 26,3% que usaram cartão de crédito. Esse padrão de preferência pelo débito tem se mantido estável nos últimos dois anos e meio.

  • No caso de serviços de viagem, 43,7% dos entrevistados usaram cartão de crédito, enquanto 26,9% optaram pelo débito. Isso confirma que o segmento de viagens segue sendo uma exceção, com maior inclinação pelo uso do crédito.

  • O uso de carteiras digitais também se destaca nas viagens: os consumidores são 2,4 vezes mais propensos a utilizá-las nesse tipo de compra do que em supermercados. Em novembro, 25% usaram carteira digital para viagens, contra apenas 11% para compras de supermercado. O estudo sugere que o uso de carteiras digitais está mais associado a compras não rotineiras e realizadas pela internet.

Além das preferências de método de pagamento, o relatório também observa a força das compras presenciais. Os consumidores foram 2,9 vezes mais propensos a comprar em lojas físicas na última aquisição de varejo, em comparação com o online.

O estudo ainda revela os motivos por trás das escolhas dos consumidores: a praticidade continua sendo o principal fator para o uso do débito, enquanto as recompensas são o maior atrativo para quem escolhe o crédito.

Por fim, o relatório traz boas notícias em relação à segurança das transações. Houve uma queda de 27% nas recusas de pagamento nos últimos dois anos e os índices de fraude relatada pelos consumidores em 2024 permaneceram baixos e estáveis.